Mudar de casa pode ser dispendioso, e poderá estar à procura de formas de manter os custos da sua mudança baixos. Aqui estão algumas diferentes maneiras de manter os custos da sua mudança em baixo.
1. Faça a mudança completa por conta própria
A forma mais económica de mudar de casa é fazê-lo por conta própria. Fará toda a embalagem, e pode alugar uma carrinha de uma empresa local para o transporte. Isto é gerível se for um comprador pela primeira vez, ou se viver num estúdio ou apartamento de um quarto. Poderá ser menos viável se tiver 5 filhos e 30 anos de objetos. Para manter os custos da sua mudança e os níveis de stress o mais baixos possível, lembre-se de:
- Fazer uma grande limpeza para não mover nada que não queira.
- Obter caixas e embalagens de qualidade para manter tudo em boas condições.
- Medir o seu novo espaço para ter a certeza de que tudo encaixa.
- Alugar uma carrinha suficientemente grande – quanto menos viagens entre casas, melhor.
- Fazer a embalagem de forma eficiente, com as coisas de que precisa mais por último.
- Rotular todas as caixas para que possa encontrar facilmente a chaleira ou lençóis no dia da mudança.
Confira as nossas melhores dicas para uma mudança de casa sem stress.
2. Alugue um serviço de transporte em vez de uma empresa de mudanças
A próxima forma mais barata de mudar de casa é alugar um serviço de transporte. Paga por eles colocarem os seus objetos na carrinha e os levarem para o seu novo local. Fará toda a embalagem, etiquetagem e desembalagem. É mais barato fazer a sua mudança de casa desta forma, mas tenha cuidado para que isso não lhe saia mais caro a longo prazo.
A pessoa que contratará terá a experiência profissional necessária para levar todo o seu mundo de A para B? As empresas de mudanças têm o conhecimento, a experiência e o seguro necessários para o trabalho.
3. O pacote básico de mudanças: embale as suas próprias coisas e contrate uma empresa de mudanças para transportá-las
Depois, passamos para os pacotes básicos oferecidos pelas empresas de mudanças. Embalam tudo sozinhos, até à última colher. Uma empresa de mudanças depois transporta-o para si. Não é a forma mais barata de fazer mudanças de casa. Mas a tranquilidade de que tudo chegará ao destino em segurança pode valer o custo.
4. Seja flexível na data da sua mudança
Os fins de semana e sextas-feiras são dias populares para mudanças, por isso as empresas de mudanças tendem a cobrar mais nestes dias. As férias escolares de verão são a época alta das mudanças, porque mais pessoas tendem a comprar e vender na primavera.
Quando as vendas se concretizam, normalmente é conveniente para as pessoas mudarem-se no verão. Isso significa que as mudanças de casa costumam ser mais baratas no outono ou inverno. Também é uma boa ideia evitar outras férias escolares e intervalos, pois as empresas de mudanças podem ser mais difíceis de reservar e mais caras.
5. Certifique-se de comparar orçamentos de diferentes empresas de mudanças
Se decidir usar uma empresa de mudanças, obtenha pelo menos 3 orçamentos por escrito antes de escolher uma. Verifique também as avaliações dos clientes. Isso ajudará a decidir qual oferece a melhor relação qualidade-preço e um bom serviço. Além disso, pode ter a certeza de que sabe exatamente pelo que está a pagar antecipadamente.
Existem custos ocultos nas mudanças de casa?
Algumas empresas de mudanças incluirão tudo no seu orçamento. Mas outras terão custos ocultos dos quais pode não estar ciente. Pode encontrar custos ocultos para:
- Materiais básicos de embalagem ou caixas resistentes para antiguidades e eletrónicos.
- Manter antiguidades ou objetos valiosos extra seguros (também conhecido como taxa de manuseio).
- Desmontagem de mobiliário.
- Transporte de itens pelas janelas se não puderem passar pela casa.
- Mudança para ou de um apartamento que não tem elevador.
- Passagem por portagens ou de ferry.
- Não ter acesso imediato à sua nova casa (por exemplo, se se atrasar a obter as chaves).
Leia mais sobre as vantagens e desvantagens de usar uma empresa de mudanças.
Lista de verificação: o que perguntar a uma empresa de mudanças
Quando estiver a falar com empresas de mudanças, especifique os seus requisitos exatos. Isso inclui a distância que vai percorrer, se tem antiguidades ou itens frágeis, e o quão fácil é aceder às suas casas antigas e novas. Certifique-se de fazer estas perguntas à sua empresa de mudanças para ter todas as informações de antemão.
- Cobram uma taxa fixa pelas mudanças ou cobrarão por hora?
- A distância total está incluída no custo ou existem custos adicionais por quilometragem dos quais devo estar ciente?
- O IVA está incluído no orçamento?
- Preciso de pagar por algum material de embalagem?
- Serei cobrado extra se o trabalho se prolongar?
- Serei cobrado extra pela desmontagem de mobiliário?
- Estão segurados para os itens em trânsito?
- Existe a possibilidade deste orçamento mudar, e, se sim, quais são as razões?
Dicas principais para escolher uma empresa de mudanças
- Obtenha recomendações de amigos e familiares. Se os seus amigos e familiares se mudaram recentemente, é provável que conheçam uma boa empresa de mudanças.
- Leia muitas avaliações. Consulte os sites de empresas de mudanças e páginas de redes sociais para encontrar avaliações. Elas podem ajudar a garantir que encontra uma empresa com um serviço de alta qualidade. Faça uma pesquisa rápida com o nome da empresa de mudanças e a palavra “reclamação” no Google. Pode ficar surpreendido com o que encontra.
- Procure membros de associações comerciais. Algumas empresas de mudanças são membros de associações, como a Associação Britânica de Mudanças (BAR).
- Não se esqueça de incluir os custos de armazenamento. Há um intervalo de tempo entre sair da sua casa atual e mudar-se para a nova? Pode ter de pagar pelo armazenamento temporário dos seus pertences. Algumas empresas de mudanças oferecem armazenamento, mas pode ser necessário encontrar uma empresa de armazenamento separada. Eles oferecerão unidades de armazenamento seguras. Mas não será barato, por isso certifique-se de incluir o custo no seu orçamento.
- Devo usar uma empresa de mudanças ou fazê-lo eu mesmo? Não existe uma forma certa ou errada de fazer uma mudança de casa. Depende se o custo de uma empresa de mudanças valerá a pena para si.
- Se tiver poucas coisas ou estiver a fazer uma mudança de curta distância, pode poupar muito dinheiro ao fazê-lo você mesmo. Mas se tiver uma casa grande ou estiver a fazer uma mudança de longa distância, poderá descobrir que o custo de um profissional vale a pena.
- O pacote de mudanças certo pode dar-lhe tranquilidade e tirar algum do stress do dia da mudança. Desta forma, pode concentrar-se na parte divertida: colocar tudo exatamente onde deseja na sua nova casa.
Procura arrendar um apartamento T3 em Santo António dos Olivais,...
- 3 Quartos
- 2 Casas de banho
- 150 m²
À procura do apartamento T3 perfeito em Viana do Castelo?...
- 3 Quartos
- 2 Casas de banho
- 127 m²
Em busca do seu apartamento T3 ideal na encantadora Póvoa...
- 3 Quartos
- 2 Casas de banho
- 136 m²
À procura da moradia T3 perfeita em Gondomar, Porto? Não...
- 3 Quartos
- 2 Casas de banho
- 364 m²
Procura comprar um Apartamento T2 em São Martinho do Bispo,...
- 2 Quartos
- 2 Casas de banho
- 127 m²
À procura de um apartamento T2 para arrendar em São...
- 2 Quartos
- 1 Casa de banho
- 145 m²
Receber Dicas, Novidades e Anúncios de Imobiliário
Quais são os melhores locais em Lisboa para vender casa?
Lisboa é uma cidade cheia de vida e cultura, com...
Quais são os melhores locais no Porto para vender casa?
O Porto é uma cidade portuguesa encantadora, com muitos lugares...